sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Bombeiros militares de SP buscam referências do modelo voluntário no CBVJ

 


Moacir Thomazi e Ivan Frederico Hudler (centro) recepcionam os bombeiros militares da PM de São Paulo (de cinza) e de Santa Catarina (de azul)

Uma comitiva com quatro oficiais do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, ciceroneados por bombeiros militares de Santa Catarina, visitou as unidades dos Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), nesta quinta (28 de novembro). A intenção do grupo foi conhecer o modelo uma vez que há intenção do governo paulista de ampliar o serviço de bombeiro no Estado em parceria com entidades civis. O grupo também conheceu a unidade dos Bombeiros Voluntários de Indaial, no Médio Vale do Itajaí.

Comitiva conheceu duas corporações de voluntários em SC para criação de proposta de implantação de modelo similar no Estado paulista

O grupo foi recebido pelo presidente da Associação, Moacir Thomazi; Luciano Mendonça Seiler, diretor executivo; Ivan Frederico Hudler, presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de SC (ABVESC) e vice-presidente do CBVJ; Luciano Favarin, subcomandante operacional; e Clailton dos Santos, subcomandante dos voluntários.

Esta é a segunda vez que os bombeiros voluntários de Joinville, a entidade do gênero e organização não governamental mais antigas do país, são referência para outras instituições. Em 2023, e novamente este ano, os Bombeiros Voluntários de Joinville, assim como outras unidades filiadas à ABVESC, receberam visita de comitiva de oficiais da Direção Nacional de Bombeiros do Uruguai, também com o propósito de conhecer a estrutura técnica, administrativa e operacional do modelo catarinense.

O presidente dos Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi, falou do orgulho e satisfação em receber o grupo de oficiais e oportunidade de mostrar a eficiência da gestão – que colocou o CBVJ entre as melhores Ongs do país e SC pelo Instituto O Mundo que Queremos e o Instituto Doar -, e estrutura operacional que possibilitou atender 9.665 ocorrências em 2023 e somar 205,1 mil horas de serviços gratuitos nas escalas operacionais no mesmo ano.


Ivan Frederico Hudler, presidente da ABVESC apresentou a estrutura dos bombeiros voluntários, composta por 32 unidades que prestam auxílios nos casos de urgência e emergência em 52 municípios, totalizando 1,6 milhão de pessoas beneficiadas. “O nosso modelo, que se destaca pela gestão transparente e capacidade técnica, é complementar ao serviço oferecido pelo Estado”, destacou.



Luciano Mendonça Seiler (em pé) e Ivan Frederico Hudler apresentaram a estrutura operacional e gestão dos Bombeiros Voluntários de Joinville e do Estado, respectivamente

O Tenente-Coronel BM Átila Sarte, representante do comando-geral do CBMSC na comitiva, contou que um dos propósitos da visita dos oficias do Corpo de Bombeiros da PM do Estado de São Paulo é conhecer o modelo catarinense e as boas práticas. “Nesse contexto, não poderíamos deixar de mostrar os Bombeiros Voluntários e, em especial, a unidade de Joinville, o mais antigo país e localizado na maior cidade do Estado”, disse.

O major João Batista Rapaci, do Bombeiro Militar da PM do Estado de São Paulo, observou que conhecer a história dos Bombeiros Voluntários de Joinville e o processo colaborativo dos voluntários com o serviço do Estado vai reduzir percalços e etapas no processo de concepção de um modelo que se pretende implantar em São Paulo. Segundo ele, 80% dos municípios paulistas já contam com serviço de bombeiro; e 20 outros já contam com unidades voluntárias, mas coordenadas pelo Corpo de Bombeiros da PM, alternativa implantada desde 2012. Segundo ele, o plano de trabalho em parceria com entidades civis deve começar a ser ampliado a partir de 2031.


Nenhum comentário:

Postar um comentário